(Foto: Getty image)
O lateral-esquerdo Lúcio vê um ponto fundamental no Grêmio de Renato Gaúcho: a padronização do esquema de jogo. O atleta se mostra satisfeito com o rendimento do time tricolor e entende que a repetição do sistema tático facilita o rendimento dos atletas. Com quatro pontos conquistados nos últimos seis disputados, o time gaúcho deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
- Vários treinadores procuram montar a equipe de acordo com o adversário. O Renato tem uma padrão de jogo, essa linha de quatro com losango no meio. Quando fica três, quatro jogos nesse esquema, o jogador entra em campo sabendo o que fazer. Isso foi a carta na manga que o Renato teve. Ele manteve um padrão de jogo com a mesma função, o mesmo esquema – disse Lúcio.
O jogador, de volta ao time após seis meses de afastamento, consequência de lesão no joelho esquerdo, pede a ajuda da torcida para o Grêmio abandonar, de uma vez por todas, a vizinhança da zona de rebaixamento. Para ele, a primeira etapa foi superada. É hora de atingir a segunda: subir para a parte de cima da tabela.
- São duas etapas. A primeira era ter saído da zona de rebaixamento. O Grêmio nunca deveria estar lá. Hoje, estamos fora. A segunda meta é transformar esses jogos em casa a nosso favor, chamar o torcedor e fazer um bom jogo. Nós vemos a dificuldade de jogar fora, com a torcida apoiando. É difícil ganhar fora. Temos que transformar o Olímpico naquele caldeirão azul, como sempre foi – comentou Lúcio.
O Grêmio volta a campo na quarta-feira. Às 19h30m, recebe o Atlético-GO no Olímpico.